
Em 1833 era fundada a Sociedade De São Vicente de Paulo em Paris (França). No entanto, 100 anos após sua fundação em 19 de julho de 1933, a Vila Vicentina Abrigo para Idosos de Gália era fundada pela Conferência São José da SSVP, com Estatuto primitivo registrado em Cartório na cidade de Garça, no livro A1 – Folha 115, nº 98 em 01/07/1967 e alterado através de Assembléia Geral realizada em 31/12/2003, com sede e foro nesta cidade de Gália.
A conferência São José, mantenedora na época, foi instalada na cidade de Gália pelo Pe. Celso Diogo Ferreira. Faziam parte da referida conferência 12 homens o qual após ritos próprios, eram aclamados como vicentinos, utilizando o codinome de confrades para os homens e consocias para as mulheres.
Os confrades se reuniam na secretaria da Escola São José, pertencente à Paróquia São José. A conferência tinha como vocação a prática da caridade aos pobres. A mesma atendia as famílias carentes de Gália com visitas semanais e distribuía vales para as famílias. Hoje, assim como antes, a Vila Vicentina é gerida por confrades/consocias (mulheres) membros da Conferência São José.
A finalidade da entidade é mantença dos ideais de seus primeiros fundadores, atualizada pela necessidade jurídica, qual seja, a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, visando abrigar idosos de ambos os sexos em condições de saúde física e mental, proporcionando-lhes assistência material, moral, intelectual, social e espiritual em condições de liberdade e dignidade, visando a preservação de sua saúde física e mental.